Com investimento de R$ 3,5 bilhões, Pernambuco terá o maior complexo solar fotovoltaico do Brasil. Localizado em São José do Belmonte, a aproximadamente 500 km do Recife, o empreendimento terá sete usinas, com capacidade instalada para gerar 1,1 mil megawatts (MW) e perspectiva de entrar em operação comercial no início de 2021, com plena operação em 2022.

O acordo para iniciar o empreendimento em Pernambuco foi fechado pelo governador Paulo Câmara e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, com o presidente da Solatio Energia, Pedro Vaquer Brunet, e Elvira Damau, sócia da empresa, responsável pelo aporte financeiro do complexo.

Até o momento, o parque da Solatio deve ser o maior em território nacional e uma das principais referências no mundo. As obras devem ser iniciadas no primeiro bimestre de 2021. A previsão é que o projeto gere, somente durante a fase da construção, aproximadamente mil postos de trabalho diretos.

Segundo o governo de Pernambuco, o conjunto de investimentos previstos, que será distribuído em 2.270 hectares, vai ao encontro do plano de longo prazo do Estado, apresentado ainda em 2013, quando aconteceu o primeiro leilão de energia solar brasileiro.

O governador Paulo Câmara destaca que se trata de um investimento importante em um momento difícil, quando ninguém está investindo. “A Solatio está vindo a Pernambuco, gerando emprego e renda. Nós estamos sempre dialogando com empresas e investidores, que têm a certeza de que o nosso estado os ajudará a avançar em seus projetos”, destacou o governador Paulo Câmara.

Para Schwambach a escolha por Pernambuco se deve pelo preparado do Estado para receber o empreendimento por conta dos investimentos de infraestrutura que estão sendo realizados. “Temos buscado ativamente os empreendedores, seja para participar dos leilões ou implantar projetos mirando o mercado livre. Dentro do nosso programa de energia, é preciso destacar o Atlas Eólico e Solar, um mapeamento feito especificamente ao investidor, que mostra o potencial de Pernambuco para geração de energia através de fontes renováveis. Fora isso, o governo estadual tem incentivado a geração distribuída com o PE Solar”, finaliza.