Notícias


Ciclovia que gera energia solar é testada na Alemanha

10/12/2018

[foto]

No bairro de Liblar, em Erftstadt, os ciclistas ficaram surpresos ao se depararem com a inauguração da primeira ciclovia solar da Alemanha. A pista é capaz de gerar energia solar e os ciclistas se mostraram entusiasmados ao pegarem seus celulares para tirar fotos do local. O projeto está sendo testado, porém, tudo indica que vai prosperar!

A pista da nova ciclovia é composta por várias pastilhas solares feitas de vidro laminado, como um tapete sobre o chão. O engenheiro do projeto explica que a ciclovia tem 35 anos e alguns desníveis e raízes de árvores, no entanto, esses detalhes não atrapalharam a instalação do tapete solar, que foi coberto com células fotovoltaicas. Segundo o engenheiro responsável, aproveitar a ciclovia já existente trouxe ainda mais vantagens, visto que construir uma nova traria mais gastos.

A rua onde a ciclovia foi construída é bastante movimentada e muito iluminada pelos raios solares. As pastilhas de células solares medem 10 cm X 10 cm, cada. São interligadas de forma mecânica e elétrica, formando um tecido flexível. Uma camada emborrachada foi criada para absorver o som, e também serve para conectar o tapete com a parte inferior do piso.

Estudos apontaram que, na Alemanha, existem 1,4 bilhão de m² de ciclovias disponíveis para a produção de energia, situadas em locais ensolarados que podem ser melhor aproveitados para captação de energia solar. Gerar energia solar no asfalto está se tornando comum em diversos países, modificando apenas a construção e a disposição dos painéis solares.

A ciclovia de testes possui 90 m de extensão e aproximadamente 200 m² de área, custou cerca de 800 mil euros e foi financiada pela Iniciativa Nacional para Proteção do Clima, do governo alemão. A administração de Erftstadt está colaborando, assumindo 10% dos custos do projeto. Os responsáveis pelo projeto estão pedindo e buscando por mais assistência.

Muitos benefícios estão ligados à ciclovia solar, por exemplo, a administração da cidade não terá que gastar com serviço de limpeza de neve e gelo durante o período do inverno, pois a ciclovia se descongela através da eletricidade gerada por ela mesma. Estima-se que vão ser gerados, aproximadamente, 15 mil quilowatt-hora (kWh) por ano, o que é suficiente para abastecer uma família de quatro pessoas na Alemanha. O que sobra de energia vai para rede e poderá ser consumido pelos demais moradores da região.

Nos próximos meses de teste serão feitas comparações com a produção fotovoltaica normal. A ciclovia solar também precisará de mais tempo para ver como o sistema irá funcionar em períodos de geada, trânsito intenso e sujeiras. Outros países também estão investindo em inovações com energia solar, como, por exemplo, a Polônia, que construiu uma ciclovia solar que brilha no escuro. Já na França, foi inaugurada uma estrada com painéis solares.

A Alemanha se tornou líder em energia solar per capita, o país de primeiro mundo está investindo cada vez em energia solar fotovoltaica. A Alemanha quer passar por uma transição energética, pela qual o governo pretende reduzir a emissão de gases de efeito estufa de 80 a 95% e atingir a meta de 60% de uso de fontes de energia renovável.

Se deseja saber mais sobre energia solar e placa solar, continue acompanhando o blog do Portal Solar! Além de informarmos sobre as principais novidades a respeito do assunto, oferecemos a possibilidade de contato com as melhores empresas do setor! Aproveite para simular um financiamento para energia solar e solicite um orçamento!


 

SÍGA-NOS
Contatos
  • Rua Dr. Alfredo Ângelo Filho, 673 - Igará
    Canoas-RS
  • 51 99735-0976
  • rafael@sunshineenergia.com.br
Fale Conosco pelo WhatsApp